sexta-feira, 19 de outubro de 2012


 Período Simples e seus componentes.


São eles:

·SUJEITO: é o termo da oração que comanda a flexão verbal. Tem sempre natureza substantiva e é representado por sintagma nominal.
·PREDICADO: podem ser de 3 tipos: verbal, nominal e verbo-nominal. Ele será verbal, quando o verbo denotar ação praticada ou sofrida pelo sujeito. Nominal, quando o verbo apontar para uma qualidade, estado ou classificação do sujeito e será verbo-nominal quando apresentar as duas características descritas anteriormente.         
·VERBOS E TRANSITIVIDADE VERBAL: sob ótica semântica, pode-se classificar os verbos como significativos e copulativos (não-significativo). Já sob o aspecto sintático, a gramática tradicional divide os verbos como transitivos diretos, indiretos e intransitivos.
·OBJETO DIRETO e INDIRETO:
Obj direto:  é o complemento verbal de um  verbo transitivo direto.
Obj. Indireto: é o complemento verbal de um  verbo transitivo indireto.
·ADJUNTO ADVERBIAL: podem ser de verbos transadverbiais e dos demais verbos. Em se tratando de verbo transadverbial é complemento obrigatório e vem representado por um sintagma adverbial ou preposicionado. Nos demais verbos, é um termo não obrigatório que articula-se ao verbo para atribuir-lhe uma circunstância, ou a um adjetivo para intensificá-lo ou modificá-lo ou ainda a outro advérbio para intensificar o sentido. Também pode ser representado por um sintagma adverbial ou preposicionado.
·ADJUNTO ADNOMINAL: é o único termo que constitui um sintagma interno. Tem natureza adjetiva e relaciona-se ao núcleo substantivo de um sintagma nominal (sujeito ou objeto). É representado por determinantes e/ou modificadores.
·AGENTE DA PASSIVA: é o complemento verbal de construções na voz passiva. Na voz ativa, o termo é o sujeito da oração. Só verbos transitivos diretos admitem voz passiva. (Apostila da  Profa. Nívia Naves, p.9).
·PREDICATIVO DO SUJEITO: é o complemento obrigatório para os verbos de ligação e acidental para outros tipos de verbo. Tem natureza adjetiva, pois predica, qualifica o sujeito, que é um termo de natureza substantiva, ou seja, relaciona-se ao sujeito e não ao verbo.  ( Apostila da Profa. Nívia Naves, p.10)
·PREDICATIVO DO OBJETO: tem as mesmas características do predicativo do sujeito, mas, em vez de articular-se ao núcleo substantivo de um sujeito, articula-se ao núcleo substantivo de um objeto ( e não ao sujeito ou ao verbo). É um termo obrigatório para a classe de verbos transobjetivos  (eleger, encontrar, julgar, nomear, considerar, proclamar, achar), ou seja, verbos que, em determinados contextos, exigem predicativo do objeto. (Apostila da Profa.Nívia Naves, p.10)
·COMPLEMENTO NOMINAL: é o único termo da oração que é, ao mesmo tempo, um sintagma interno e obrigatório da oração. É representado por um sintagma preposicionado e tem grande importância semântica, pois completa o significado de certos nomes. (Apostila da Profa. Nívia Naves, p.11)
·APOSTO: é um termo de natureza substantiva, que explica, desenvolve ou resume o sentido de outro termo de natureza substantiva (Apostila da  Profa. Nívia Naves, p.11).
·VOCATIVO: semanticamente é um termo que é considerado um chamamento e sintaticamente tem natureza substantiva mas que não está relacionado  necessariamente ao sujeito ou ao verbo, não fazendo parte da ordem linear da sentença

     Este site visa a introdução ao estudo de vocativo e aposto oferecendo conhecimentos das estruturas e processos morfossintáticos da língua portuguesa, para que o docente obtenha resultados satisfatórios com o desempenho da competência linguística  do discente como:
·   Aprofundar os conhecimentos referentes ao vocativo e aposto, com base na bibliografia sugerida;
·   Compreensão dos conceitos das estruturas morfossintáticas, junto aos conceitos tradicionais (gramática normativa) e contemporâneos ( linguística);
·   Estimular a capacidade de análise e aplicação das estruturas na língua bem como seu funcionamento;
·   Capacidade de reflexão crítica dos referidos temas.
    O presente trabalho tem o propósito de abordar métodos que facilitem o aprendizado do tema em questão, nas séries do ensino fundamental e médio. Tratando dos aspectos da gramática tradicional e da visão sociolinguística.

   O professor deve se utilizar de métodos que valorizem o desenvolvimento das habilidades dos educandos possibitando, assim, a construção efetiva dos conceitos relacionados ao tema exposto a partir do conhecimento prévio de cada um sobre o assunto em questão.
    Para que isso aconteça, a metodologia a ser utilizada precisa ocorrer de forma dinâmica, através de aulas expositivas e com discussão dos conceitos abordados. Para promover uma maior interação do processo  aluno-professor e também despertar a atenção e a curiosidade. Demonstrando, desta maneira, a necessidade de saber o porquê e como se deve empregar o vocativo e o aposto nas produções textuais.
   
 Há diversos recursos que podem ser aplicados nessa prática de ensino:

·   Recursos audiovisuais ( slides,vídeos, tv, etc);
·   Pesquisas;
·   Elaboração de fichamentos;
·   Aulas dinâmicas ( histórias em quadrinhos, piadas, charges, etc);
·   Apresentação de seminários (participação ativa na integração entre a teoria e a prática).
    Esses métodos fazem com que o aluno participe ativamente e desenvolva em conjunto o senso crítico e ações como: a produção escrita, a leitura e a oralidade. E ao professor, como mediador da aprendizagem, cabe estabelecer a melhor forma para que isso aconteça de modo eficaz.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova Gramática do português conteporâneo. Rio de Janeiro, Nova fronteira 2008.
SACCONI, Luiz Antonio. Novíssima gramática ilustrada Sacconi – São Paulo: nova geração, 2008.
BECHARA, Evanildo, 1928 – Moderna gramática português – 37 ed. revis., ampl. e atual, conforme o novo acordo ortográfico – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES
 BAGNO, Marcos. Nada na lingua é por acaso – Por uma pedagogia da variação Linguística. São Paulo. Parábola Editorial, 2007.
 IRANDÉ, Antunes. Muito Além da Gramática: por um ensino de lingua sem pedras no caminho. São Paulo. Parábola Editorial, 2007.
 KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução á linguística textual. 2º ed. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.